domingo, 13 de junho de 2010

Professora convidada discutiu as contribuições de Maingueneau à Análise de Discurso

A professora Cecília (de cachecol vermelho) e os integrantes do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho

A palestra contou com a presença de dezenas de pessoas, em sua maioria estudantes de pós-graduação

Na última terça-feira (8/6), aconteceu na ECA-USP o quinto encontro do Ciclo de Estudos Comunicação, Análise de Discurso e Atividade Linguageira. A professora Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva, da PUC-SP, discutiu a integração de diferentes planos na Análise de Discurso.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as contribuições de Dominique Maingueneau aos estudos da linguagem e da mídia. A professora Cecília destacou alguns princípios teóricos do pesquisador francês: o primado do interdiscurso, os sistemas de coerções do discurso, a cenografia (cena e ethos) etc. A palestrante aplicou esses pressupostos à análise de diferentes textos, mostrando a operacionalidade da obra de Maingueneau para as pesquisas em Comunicação.

O próximo encontro do Ciclo acontece no dia 22 de junho, às 14h. A professora Maristela Botelho França, da Unirio, proferirá a palestra "Falar do trabalho, trabalhar a fala: diálogos sobre a atividade de linguagem em contextos de diagnóstico e intervenção no trabalho". Ainda dá tempo de se inscrever: envie um e-mail para comunicacaoetrabalho@gmail.com com seus dados (nome completo, RG e instituição/vínculo). Depois, aguarde o retorno e confirme presença.