sábado, 1 de maio de 2010

Palestra do professor José Luiz Fiorin reúne estudantes de diversas instituições

Da esq. para a dir.: os professores Maria Cristina Mungioli,
Roseli Fígaro, Adilson Citelli e Maria Aparecida Baccega,
membros da Comissão Científica, com o professor José Luiz Fiorin


José Luiz Fiorin profere palestra no Auditório
Paulo Emílio, na ECA-USP, que ficou lotado


O prof. dr. José Luiz Fiorin (FFLCH-USP) foi o segundo palestrante do Ciclo de Estudos em Comunicação, Análise de Discurso e Atividade Linguageira, no último dia 27/4, na ECA-USP. A profa. Roseli Figaro e o prof. Adilson Citelli fizeram a abertura dos trabalhos e apresentaram o convidado. Estiveram presentes ao evento cerca de 100 estudantes e pesquisadores de diversas instituições (ECA-USP, PUCSP, FFLCH-USP, ESPM, entre outras).

Durante três horas, o professor Fiorin discorreu sobre a relação entre comunicação e enunciação. Segundo ele, a teoria da enunciação, com base em Benveniste, permite-nos entender a relação língua/fala como discurso, tendo como fundamento a dialética entre as relações internas à língua e as relações exteriores a ela. A historicidade é aspecto relevante para a análise do discurso, e está presente no enunciado. Fiorin também abordou a relevância da contribuição de Mikail Bakhtin para a teoria da enunciação, o que o pensador russo denominou de translinguística.

O próximo encontro do Ciclo de Estudos é "Análise dialógica do discurso: história e alcance teórico-metodológico". O tema será tratado pela profa. dra. Beth Brait no próximo dia 19/05, às 14h, na ECA-USP. As inscrições estão abertas pelo e-mail comunicacaoetrabalho@gmail.com (informar nome completo, RG e instituição/vínculo).