segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeira atividade do Ciclo é realizada com sucesso

A professora Helena H. Nagamine Brandão com a equipe
do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho


A plateia: mais de cem pessoas estiveram presentes

Na última terça-feira (13/4), tiveram início as atividades do Ciclo de Estudos. Mais de cem pessoas compareceram à palestra da profa. dra. Helena H. Nagamine Brandão, intitulada "Análise do discurso: enunciação e construção do sentido".

A abertura dos trabalhos foi feita pela profa. dra. Roseli Fígaro, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho. Compuseram a mesa também as profas. dras. Margarida Krohling Kunsch, Maria Immacolata Vassallo Lopes, Maria Cristina Castilho Costa e Maria Aparecida Baccega, e o prof. dr. Adilson Citelli. Eles ressaltaram a contribuição dos estudos do discurso para a Comunicação, e felicitaram a realização do Ciclo de Estudos como contribuição às pesquisas realizadas na Escola. A professora Baccega se pronunciou em nome da ESPM, celebrando a parceria entre as escolas na realização do Ciclo. O professor Adilson Citelli apresentou a conferecencista, que em seguida tomou a palavra.

Em sua apresentação, a professora Helena H. Nagamine Brandão abordou os aspectos definidores do discurso e alguns conceitos fundamentais para a Análise de Discurso: sujeito, heterogeneidade constitutiva, polifonia da enunciação, entre outros. Para compor sua conferência, ela referiu-se a autores como Pêcheux, Benveniste, Bakhtin, Authier-Revuz e Ducrot.

No encerramento, a professora Roseli Fígaro agradeceu a presença de todos e renovou o convite para a próxima atividade, no dia 27 de abril, com o prof. dr. José Luiz Fiorin. A palestra dele, intitulada "Enunciação e comunicação", será realizada no Auditório Paulo Emílio (2º andar do Prédio Central da ECA).

Atenção: Solicitamos que os inscritos nessa palestra respondam ao email de confirmação de presença, que será enviado entre 19 e 23 de abril de 2010, para que possamos atender a lista de espera.